terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

NISTO CREMOS...

FAMÍLIA

Uma das principais preocupações dos adventistas do sétimo dia é com o fortalecimento das famílias. A Igreja Adventista vê a família como um forte agente de transformação espiritual na sociedade. Por essa razão, mantém projetos e programas que valorizam a vida dos casais, relacionamento com os filhos, apoio aos idosos, entre outras atividades.

Ministério da Família

Esse ministério tem o objetivo de fortalecer a família como centro do discipulado cristão. Os adventistas creem que a família, formada a partir da união entre um homem e uma mulher, foi estabelecida por criação divina como uma instituição humana fundamental. É o principal ambiente em que são apresentados valores e onde é desenvolvida a capacidade para íntimos relacionamentos com Deus e com outros seres humanos. O Ministério da Família trabalha através de ações como: orientação antes do casamento acessível principalmente a noivos e namorados; educação dos pais, dando orientação às necessidades especiais de famílias sem pai ou mãe, ou em que há padrastos ou madrastas; instrução no evangelismo de família a família e ministérios de apoio para ajudar famílias com necessidades especiais.

Ministério da Criança e do Adolescente

Quando Jesus disse “Deixai vir a Mim os pequeninos” falava a cada um dos adultos nos dias de hoje. A Igreja Adventista do Sétimo Dia, por meio dos Ministérios da Criança e do Adolescente, desenvolve atividades e projetos que motivam os menores no amor a Deus e ao próximo nesse período fundamental da vida.
Líderes dirigem atividades semanais com as crianças e adolescentes e, nesse programa regular, ocorrem ações de incentivo ao estudo da Bíblia Sagrada, da prática da oração, da obediência aos pais e do serviço ao próximo.

Ministério Jovem

O Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia nasceu com o propósito de trabalhar em seus juvenis e jovens a filosofia cristã da salvação e serviço em prol de si mesmos e do semelhante. O Ministério Jovem possui várias atividades e programas como a campanha de doação de sangue e medula óssea chamada Vida por Vidas e de evangelismo jovem durante o período de férias chamado Missão Calebe. Dentro do Ministério Jovem, há uma área específica para Universitários, com ações específicas para quem cursa ensino superior. Os clubes ou sociedade de jovens reúnem o público na faixa etária entre 16 e 35 anos de idade. Na América do Sul, mais de 60% dos membros da Igreja Adventista são jovens.

Ministério de Desbravadores e Aventureiros

Os adventistas mantêm dois programas de atividades integrais voltadas às crianças e adolescentes. Um deles é o Clube de Aventureiros, direcionado para meninos e meninas entre 6 e 9 anos de idade, e outro é o Clube de Desbravadores, destinado a juvenis de 10 a 15 anos de idade. Nesses clubes, os participantes aprendem sobre meio ambiente, deveres cívicos, valor da família, hábitos saudáveis, sobre conteúdo bíblico, entre outras áreas. Costumam participar de acampamentos onde são desenvolvidos aspectos da sociabilidade.

Ministério da Mulher

O desafio do Ministério da Mulher é o de animar, equipar e capacitar as mulheres para terem uma vida coerente no dia-a-dia e estimular a responsabilidade de proclamar o evangelho. Na América do Sul, são mais 1 milhão e 220 mil mulheres, o que representa mais de 60% do total de membros adventistas. Um dos projetos sociais realizados pelo Ministério da Mulher é o Quebrando o Silêncio, de combate à violência doméstica praticada contra mulheres, crianças e idosos. Cinco objetivos se destacam entre os vários que foram estabelecidos como alvos de ação:
  1. Dignificar as mulheres como pessoas de valor inestimável em virtude de sua criação e redenção.
  2. Orientá-las e capacitá-las para enfrentar as diferentes necessidades e preocupações com que se deparam ao longo da vida.
  3. Unir-se e cooperar com outros setores da Igreja para atender às necessidades das mulheres.
  4. Criar meios de comunicação entre as mulheres, fomentando laços de amizade, apoio mútuo e intercâmbio criativo de informações.
  5. Procurar ampliar as oportunidades que as mulheres têm para prestar serviço cristão dinâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário